voltar
26-01-2016
FSM 2016: Nova Central realiza primeiro Seminário

Marco Regulatório da Mineração com foco na Tragédia de Mariana, foi o tema do seminário realizado, pela Nova Central na quinta-feira, 21/1, no plenarinho da Assembleia Legislativa - RS, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2016 (FSM).

O evento foi coordenado pelo diretor Nacional de Formação da Nova Central, Sebastião Soares que fez uma breve introdução do tema, junto com Larri Lopes, e logo passou a palavra para o palestrante José Reginaldo Inácio, Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústra (CNTI).

Inácio fez um comparativo da exploração dos minérios e o interesse econômico das empresas e as condições de vida da população mineira e comunidade.

Em seguida aconteceram os debates. Nesse momento, à mesa coordenadora juntaram-se duas companheiras estrangeiras, uma do Peru e outra da Nicarágua, que fizeram um relato da situação dos trabalhadores mineiros em seus países, que não é diferente do que acontece no Brasil.

Logo, juntou-se à mesa o presidente da Nova Central-RS, Oniro Camilo. Ele usou a palavra para relatar a atuação do Depronex, da CNTI, e a plateia participou fazendo perguntas.

Para finalizar o seminário, José Reginaldo Inácio fez o fechamento, tratando estratégias sobre o que os trabalhadores podem fazer para reverter este quadro de exploração e insegurança pelo qual passam.

Na sexta-feira , 22/1, acontecerá o segundo seminário promovido pela Nova Central na 15ª edição do FSM, que terá como tema a Previdência Social.